PAAF - Punção - Biopsia - Doppler - Ultrassom - Laboratorio - Agilidade no Resultado

CONSULTA
ESPECIALIDADES

ESPECIALIDADES

A Nutrologia, denominada Nutrologia Funcional ou Nutrologia Médica, é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes¹, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.


Abrangencia: Diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário; • Identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as interrelações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas; • Esclarecer ao paciente: – que doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas, como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras; – quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas alimentares para viver mais e melhor; – que a ingestão do nutriente não assegura o seu aproveitamento pelo organismo; – que a informação nutricional se torna fundamental para a diminuição de riscos de doenças e promoção da saúde e bem-estar; – que o seu comportamento alimentar – como a distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições – assim como suas escolhas alimentares, influenciam os mecanismos regulatórios endógenos; • Propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, em particular de hábitos dietéticos, que possam contribuir para a prevenção e tratamento de doenças, e, naturalmente, evitar a recorrência de quadros previamente tratados; • Enfatizar a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up nutrológico) para permitir, inclusive, o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais;


Estabelecer parcerias: – com médicos de outras especialidades (como Endrocrinologia, Gastroenterologia, Cardiologia e Medicina Esportiva) e vários profissionais da área da Saúde (como nutricionistas, enfermeiros, psicoterapeutas e fisioterapeutas), compondo uma equipe multidisciplinar que possa atender melhor às necessidades do paciente; – com a indústria alimentícia com a intenção de promover a inclusão cada vez maior de alimentos nutricionalmente mais adequados no mercado; além disso, ela possibilita a fortificação de alimentos com nutrientes de difícil reposição através da dieta e desenvolve produtos que podem ser usados tanto na prevenção como no tratamento de doenças; – com a indústria farmacêutica, na busca contínua por avanços terapêuticos, em benefício dos pacientes; • Contribuir continuamente com o estudo do papel dos nutrientes em todas as fases da vida em prol de uma longevidade saudável. Estabelecida a relação entre conhecimento e educação, sabemos que o verbo educar é originário do latim educare e quer dizer “extrair de dentro”. Segundo o filósofo Léon Denis, a “educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas, sim, de se trabalhar as potencialidades interiores do ser a fim de que floresçam”. E florescer, em termos de alimentação, é descobrir o prazer de se alimentar saudavelmente. Esta é a essência da proposta da Nutrologia. ¹ Nutrientes são os componentes dos alimentos, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, indispensáveis para a realização de nossas funções vitais.

O papel do nutricionista é orientar seus pacientes em relação a ingestão correta dos alimentos, bem como organizar o dia a dia das pessoas elaborando cardápios apropriados para cada biotipo e propósito. Mas, afinal, existe um momento específico para procurar a ajuda do especialista? Conheça aqui alguns motivos nos quais você deve procurar uma orientação: • Interesse pelos bons hábitos alimentares: deseja mudar seu estilo de vida e adotar práticas alimentares mais saudáveis? Nada de iniciar dietas baseadas em cardápios prontos encontrados na internet. O profissional habilitado em um curso de Nutrição é capacitado para esta tarefa e cabe a ele te dar instruções necessárias para os seus hábitos e ao mesmo tempo garantir que seu organismo se mantenha saudável e nutrido. • Busca pela melhoria da qualidade do sono: manter uma alimentação equilibrada ajuda a dormir melhor. Muita gente procura ajuda nutricional para aliar as noites de sono e, segundo especialistas da área, se o organismo funciona bem, com todos os nutrientes necessários, as funções do corpo se mantêm equilibradas e consequentemente o sono tende a ser mais sadio. • Garantir uma infância saudável: os bons hábitos alimentares começam desde cedo e não é à toa que existe a pós-graduação em nutrição materno-infantil. Os profissionais especializados nesta área são os responsáveis por orientar as mamãe e papais em relação a alimentação ideal dos pequenos. • Beneficiar a gestação: procurar um nutricionista durante a gestação é importante não apenas para o controle de peso, mas também para a mulher organizar um cardápio rico em nutrientes necessários para ele e o bebê. Além disso, o controle de açúcar e gordura no sangue são fatores importantíssimos para a prevenção de complicações comuns na gravidez. • Busca por disposição e bem-estar: ganhar mais disposição e afastar o estresse pode ser possível com uma alimentação saudável. A faculdade de nutrição prepara o aluno para lidar com situações diversas. Aparentemente longe do seu alcance, ajudar um paciente a ter mais energia em suas atividades pode ser fácil a partir da elaboração de cardápios alimentares equilibrados. A fadiga muitas vezes pode estar relacionada a ausência de alguma substância importante no organismo. • Manter o peso ideal: um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem os nutricionistas é o desejo pela perda de peso. Procurar ajuda em busca de uma reeducação alimentar é importante não apenas para ajudar você a atingir o peso ideal, mas também para te ajudar a emagrecer da forma correta, sem deixar de consumir alimentos importantes para o metabolismo. • Evitar enfermidades: diabetes, colesterol alto e pressão alta são algumas das doenças que embora pareçam simples podem trazer problemas mais graves no futuro. Cuidar da alimentação também significa cuidar da saúde e quando se tem ajuda profissional fica mais fácil de controlar a ingestão de alimentos ideais para o nosso organismo.


Ao praticar um exercício físico é necessária uma fonte de energia, ou seja, aquilo que você come antes de qualquer atividade. A maior fonte de energia gerada para trabalho dos músculos são proteínas e carboidratos. A respiração trabalhando em conjunto com o sistema circulatório auxilia na troca de gases e no trabalho do metabolismo. Isso tudo é um conjunto perfeito de funcionamento, porém, existem casos de desgaste excessivo em atividades físicas que é estudada pela fisiologia do exercício. É a área de conhecimento caracterizada por estudar funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos, ou seja, efeitos agudos e crônicos dos exercícios físicos sobre as estruturas e sistemas do corpo humano.

O objetivo da especialidade é trabalhar com indivíduos que queiram manter, melhorar ou recuperar sua saúde, através da prática de exercício como ferramenta adicional na redução de risco de patologias diversas, além de atuar na prevenção e/ou tratamento de atletas de competição amadores e/ou profissionais.

A gerontologia é a ciência que realiza o estudo do envelhecimento humano, com o objetivo de atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. A geriatria é a área médica que estuda e trata das doenças que acometem as pessoas idosas. O profissional que atua na Gerontologia é responsável pela criação, planejamento, organização de projetos que visam a satisfação do idoso em diversos aspectos, como: social, físico e psicológico, sendo habilitado a atuar com grupos inerentes que necessitam de cuidados especiais, como idosos que vivem sozinhos, apresentam problemas mentais, possibilitando que eles possam realizar atividades que propiciem a inserção social./p>

Além dos exames médicos, a Ato realiza também exames complementares in company, como:

  • •  Bioimpedanciometria
  • •  Avaliação psicológica
  • •  ECG- Eletrocardiograma
  • •  EEG-eletroencefalograma
  • •  Exames laboratoriais

Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade


A ATO MEDICINA DIAGNOSTICA está habilitada para executar os seguintes serviços:


  • • Gestão Ambulatorial (Serviços de Enfermagem e Serviços Médicos em seu Ambulatório).

Fisiatria - Clínica da Dor


O Fisiatra é o médico especializado em tratamento de dor e reabilitação. Esse especialista busca oferecer a melhoria da qualidade de vida dos pacientes conforme cada situação.
Para isso, o fisiatra avalia as dificuldades dos pacientes, de seus cuidadores e após esta análise, o especialista propóe um programa de tratamento.


O que o médico Fisiatra trata?


O médico Fisiatra trata pessoas de todas as idades, de bebês a idosos, que apresentam dificuldades como:
•Tendinite crônica;
• Bursite crônica;
• Artrose;
• Paralisia cerebral;
• Sequela de lesões de medula;
• Sequela de hidrocefalia;
• Sequela de microcefalia;
• Atraso no desenvolvimento do andar em crianças (desenvolvimento neurológico);
• Sequelas de malformações no cérebro e corpo;
• Degeneração de nervos e músculos;
• Dificuldades motoras por tremores (como em Distonia e Parkinson);
• Sequela de Guilliam Barré;

Reabilitação Fisiatrica


O médico fisiatra avalia, examina o paciente e solicita exames. Com essa avaliação será possível gerar um diagnóstico e propor um programa de tratamento que pode incluir.


  • •  Infiltração articular guiada por ultrassonografia: são injeções em articulações, tendões e músculos, com medicamento para diminuir inflamação e dor. O aparelho de ultrassom é usado para que o médico encontre o local exato da lesão, sendo então realizada uma assepsia local para possibilitar o procedimento. Todo procedimento é realizado após anestesia local, para evitar dor e desconforto durante a aplicação.
  • •  Bloqueio anestésico: são injeções em pontos muitos dolorosos e tem o objetivo de diminuir a dor e relaxar a musculatura.
  • •  Bloqueio facetário: são bloqueios mais profundos em quma área bem próxima as articulações da coluna vertebral, que serve para diminuir inflamação e dor principalmente das osteoartroses de coluna.
  • •  Intradermoterapia: depósito de pequena quantidade de vários remédios na superfície da pele em locais de tendinite, bursite e outros casos para que o corpo absorva lentamente o medicamento, tendo efetio prolongado e com mínimo de efeito colateral.
  • •  Toxina Botulínica (terapêutica): É um medicamento que relaxa a musculatura, ideal para pacientes com sequelas de AVC, lesão medular, paralisia cerebral, alguns tipos tiques e tremores, enxaqueca e sudorese (suor) excessiva.

Médico Responsável: Dr. Tatsuo Adachi - CRM 120.566

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, examinar, auscultar e apalpar o paciente para fazer o diagnóstico, realizar exames específicos da sua área de atuação como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ultra-sonografia de determinados órgãos, vacinas de alergia, requisitar e analisar exames complementares de raios X, laboratoriais e de materiais colhidos pelo próprio médico como amostras de pele e de secreções, encaminhando pacientes a profissionais de outras especialidades, quando apropriado, mantendo contato frequente com outros especialistas que sejam necessários no tratamento de determinadas doenças.


11 2373-8666 11 98936-3932

"Um Ato de amor com sua saúde"

Desenvolvido por Pocket Dev