Broncoscopia - Preço - Valor - Resultado - Onde fazer em São Paulo
A broncoscopia com biópsia e lavado broncoalveolar é um procedimento médico realizado para examinar o interior das vias aéreas e dos pulmões por meio de um broncoscópio, que é um tubo fino e flexível inserido pela boca ou pelo nariz até os brônquios e, por vezes, até os alvéolos pulmonares. Esse procedimento pode ser usado para diagnóstico e tratamento de várias condições pulmonares.
Aqui estão os principais aspectos desse procedimento:
1. Preparação:
O paciente pode receber instruções específicas sobre o jejum antes do procedimento.
Em alguns casos, pode ser necessário interromper a medicação anticoagulante antes da broncoscopia.
2. Anestesia:
Geralmente, é administrada uma anestesia local na garganta para entorpecer a área e minimizar o desconforto.
3. Inserção do Broncoscópio:
O broncoscópio é inserido através da boca ou nariz e passa pela traqueia até os brônquios.
4. Exame Visual:
O médico visualiza as vias aéreas e os pulmões em busca de qualquer anormalidade, como tumores, inflamações ou obstruções.
5. Biópsia:
Se uma área suspeita for encontrada, o médico pode realizar uma biópsia, que envolve a coleta de uma pequena amostra de tecido para análise laboratorial. Isso é frequentemente usado para diagnóstico de câncer de pulmão ou outras doenças pulmonares.
6. Lavado Broncoalveolar (LBA):
O lavado broncoalveolar envolve a introdução de uma pequena quantidade de soro fisiológico nos pulmões e sua subsequente aspiração. Isso permite a coleta de células e fluido dos alvéolos pulmonares para análise, o que pode ser útil para diagnosticar certas doenças pulmonares, como pneumonia ou doenças pulmonares intersticiais.
7. Recuperação:
Após o procedimento, o paciente pode ser monitorado até que os efeitos da anestesia passem. Normalmente, pode-se retornar às atividades normais após um curto período de recuperação.
A broncoscopia com biópsia e lavado broncoalveolar é uma ferramenta valiosa para diagnóstico e tratamento de condições pulmonares. É importante discutir os riscos e benefícios do procedimento com o médico e seguir todas as orientações pré e pós-operatórias para garantir uma recuperação segura e eficaz.
A broncoscopia é uma endoscopia da árvore brônquica. Consiste na introdução pelo nariz de um tubo (broncoscópio) que atinge a árvore brônquica e que leva, na sua extremidade, uma câmera que permite visualizar o interior da traqueia e dos brônquios, bem como dispositivos para retirar amostras de tecidos para biópsias e secreções para exames. Além disso, por meio do broncoscópio, o médico é capaz de realizar certos procedimentos terapêuticos.
Para que serve?
Exame indicado para complementar o diagnóstico quando há suspeita de câncer brônquico ou pulmonar, mas também pode ser utilizada em outras ocasiões, tais como falta de ar sem causa aparente, eliminação de sangue ao tossir, inalação de corpo estranho, estenose (estreitamento) das vias aéreas e em alguns casos de infecções pulmonares, incluindo pneumonias e tuberculose.
Orientações:
Pacientes acima de 12 anos
Jejum absoluto de 12 horas
Realizado acima dos 12 anos.
Pacientes que façam uso contínuo de anticoagulantes(Ex.: Ass, Marivan e outros) deverão suspender a medicação mediante a autorização por escrito do médico que prescreveu , para somente então poder realizar o exame.
Necessário acompanhante maior de 18 anos.
Obrigatório trazer resultados de exames de imagens do tórax ( RX/ Tomografia/ Ressonância Magnética) junto para realizar o exame.
***
Realizado em unidade com estrutura Pré-Hospitalar***
Resultado de 3 a 5 dias úteis