Hipertensao Arterial ou Pressao Alta
Quando se fala em Hipertensão ou pressão alta, imediatamente é feita uma associação da doença com o coração. órgão responsável por bombear o sangue através das artérias em direção a todo o corpo. Porém a hipertensão não se restringe ao sistema cardíaco e também pode acometer os vasos sanguíneos dos pulmões, o que se vê nos casos de hipertensão arterial pulmonar (HAP).
O problema tem, entre suas causas, defeitos genéticos do coração, coágulos sanguíneos (embolia pulmonar), fibrose pulmonar, medicamentos contra obesidade, doenças na válvula cardíaca, infecção por HIV, apneia e disfunções da tireoide, sejam elas de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Sintomas de HAP
Além da deficiência respiratória e frequência cardíaca acelerada, que podem provocar cansaço e fraqueza, a hipertensão arterial pulmonar tem também como sintomas inchaços dos tornozelos e das pernas, lábios ou pele azulados (a cianose), dor ou pressão no peito e desmaios ou vertigens. Entre os exames capazes de detectar o problema, estão ecocardiograma, cateterização cardíaca e tomografia computadorizada do tórax. Ainda não há cura conhecida, somente formas de amenizar a doença e conviver com ela de uma maneira segura para a saúde.