O que e a Tireoide de Hashimoto


O que e a Tireoide de Hashimoto


A Tireoide de Hashimoto , também conhecida como "Tireoide Linfocitica Crônica", é uma doença autoimune na qual o organismo produz anticorpos contra a tireoide, podendo levar à redução da atividade (hipotireoidismo) ou até memso à destruição da glândula.

Não se sabe ao certo as causas que levam à Tireoide de Hashimoto, porém, fatores como a idade e a carga genética contribuem para que a doença ocorra. Além disso, a incidência do distúrbio é muito maior em mulheres do que em homens, estima-se que a proporção seja de sete para um.

Entenda a Síndrome


As doenças autoimunes  acontecem quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo. No caso da doença de Hashimoto alguns fatores externos podem ser considerados como suspeitos de provocar patologia. "Acredita-se que a Tireoide de Hashimoto tem como principal causa o excesso de química nos alimentos, em suas embalagens e tudo envolvido em seu processamento. São substâncias tóxicas ao organismo, chamadas de disruptores endócrinos,  que também causam dano às outras glândulas endócrinas. Como exemplo, é possível citar os agrotóxicos, as embalagens plásticas, os detergentes etc. Além de atrapalhar o funcionamento das glândulas e desequilibrar os hormônios, podem também causar câncer".

Outros fatores como o excesso de iodo na alimentação, tratamentos à base de lítio, infecções, inflamações e até mesmo alterações nas taxas do hormônio citocina também podem ser adicionados à lista de possíveis causadores do distúrbio.

Possíveis Sintomas


Os sintomas da Tireoide de Hashimoto são semelhantes aos sintomas do hipotireoidismo, uma vez que a doença diminui gradativamente o funcionamento da glândula. Porém, tais sintomas podem demorar a se manifestar e até passar despercebidos pelo paciente, já que a evolução da doença seja descoberta já em estado avançado. A síndrome também pode provocar o aumento da tireoide, originando o bócio.

Diagnóstico e Tratamento


Além do reconhecimento dos possíveis sintomas do hipotireoidismo, o diagnóstico pode ser realizado a partir de um exame de sangue, que checa os níveis dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide e também analisa a presença de anticorpos antitireoide.

Uma vez confirmada a existência da síndrome de Hashimoto, o tratamento deve ser iniciado com a suplementação do hormônio tireoidiano, sendo administrado pelo resto da vida do paciente.

Pessoas que possuem histórico de síndrome de Hashimoto na familia devem ficar atentas:
"É importante solicitar exames da tireoide quando visitar o seu médico de qualquer especialidade. Ele terá condições de avaliar se já existe algum distúrbio e encaminhar ao especialista".

Veja também:



"A Ato Medicina realiza todos os exames relacionados a distúrbios da Tireoide"



Desenvolvido por Pocket Dev