Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo


Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo


Hipotireoidismo


Um dos distúrbios mais comum da tireoide, o hipotireoidismo surge quando a glândula não produz a quantidade de hormônios suficiente.


- Metabolismo lento
- Cansaço
- Queda de Cabelo
- Unhas frágeis
- Dificuldade para emagrecer ou ganho de peso repentino

Esses sintomas são sinais de que algo não está bem no organismo e pode ser a saúde da tireoide sofrendo de Hipotireoidismo.

O distúrbio é mais comum do que o hipertireoidismo e se caracteriza pela baixa produção dos hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotirosina), refletindo em um metabolismo lento e deficiente. Além de uma variedade maior de causas, há maior incidência de anticorpos inibidores e não estimuladores. Além disso, o tratamento do hiper muitas vezes leva ao hipotireoidismo.

Embora a doença seja muito estudada, não há um consenso sobre as causas, podendo variar em cada pessoa. O envelhecimento natural do organismo, traços genéticos, carência na ingestão de iodo, anticorpos que inibem a função da tireoide e até fatores externos, como poluição, podem ter ligação com o desenvolvimento da doença.

O melhor a fazer é ter um diagnóstico precoce evitando complicações médicas. Para tanto, basta um simples exame de sangue, chamado TSH. Esse exame pode ser solicitado por qualquer médico, em conjunto com a dosagem de hormônios T3 e T4.

A Ato Medicina realiza exames de sangue hormonais (TSH, T3, T4, FSH, LH), além de mais de 2000 exames de sangue.

Hipertireoidismo


Hipertireoidismo não é difícil de entender. O prefixo "Hiper" é usado para descrever algo acima do normal, um exagero.

Portanto, o hipertireoidismo ocorre quando a glândula atua de uma forma mais intensa do que deveria funcionar para um resultado saudável.

A agitação, perda de peso e fadiga estão entre os problemas trazidos pelo hipertireoidismo.

Além dos sintomas mais comuns, um exame de sangue pode comprovar a suspeita de hipertireoidismo. Nesse caso, o resultado irá apontar índices altos de hormônios T3 e T4, em paralelo à constatação de um baixo nível de TSH, que passa a ser desnecessário, uma vez que a tireoide já está trabalhando sem necessidade. O problema pode se manifestar em um período de tempo curto (hipertireoidismo agudo) ou longo (Hipotireoidismo crônico).

Por mais que a pessoa não apresente sinais da doença, é recomendável, após 40 anos de idade, exames de rotina de TSH, assim como acontece com a glicemia e o colesterol.

O TSH pode, inclusive, afetar os resultados destes últimos.

No caso de Hipertireoidismo, há drogas antitireoidianas que podem ser usadas. Se não houver remissão, existe os tratamentos chamados definitivos, como cirurgia ou uso de iodo radioativo.

Consulte o médico especialista em Hipertireoidismo - Endocrinologista ou Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

A ato Medicina realiza exames hormonais, punções e biópsias guiadas por ultrassonografia.

Veja também:





Preço, Valor, Barato, Agende Hoje







Desenvolvido por Pocket Dev