SETE HABITOS SAUDAVEIS PARA PREVENIR O CANCER
  • Juliana
  • 12/04/2018
  • admin


SETE HABITOS SAUDAVEIS PARA PREVENIR O CANCER


O dia mundial de combate ao câncer é lembrado no dia 8 de abril e foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer. Esta data é um marco no combate à doença que a cada ano atinge milhares de pessoas no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é de que devem surgir cerca de 1,2 milhão de novos casos de câncer no Brasil entre 2018 e 2019. Segundo o Instituto, três em cada dez casos estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam.

A Ato, engajada em levar conteúdo e informação de qualidade, reconhece a importância desta data para a conscientização da população e enumera alguns hábitos saudáveis que devem ser praticados para prevenção do câncer.

1. NÃO FUMAR
Usar qualquer tipo de fumo faz com que você tenha maior chance de contrair câncer. O tabagismo tem sido associado a vários tipos de câncer - incluindo câncer de pulmão, boca, garganta, laringe, pâncreas, bexiga, colo do útero e rim. O fumo de mascar tem sido associado ao câncer da cavidade oral e do pâncreas. Mesmo que você não use tabaco, a exposição ao fumo passivo pode aumentar o risco de câncer de pulmão.

Evitar o tabaco - ou decidir parar de usá-lo - é uma das decisões de saúde mais importantes que você pode tomar. É também uma parte importante da prevenção do câncer. Se você precisar de ajuda para deixar o tabaco, pergunte ao seu médico sobre produtos ou outras estratégias para parar de fumar.

2. COMER SAUDÁVEL
Embora fazer seleções saudáveis ​​no supermercado e na hora das refeições não possa garantir a prevenção do câncer, isso pode ajudar a reduzir seu risco. Considere estas orientações:

Coma frutas e vegetais diversificados. Baseie sua dieta em frutas, vegetais e outros alimentos de origem vegetal - como grãos integrais e feijões.

Evite a obesidade. Escolha alimentos menos calóricos, incluindo açúcares refinados e gordura de origem animal.

Se você optar por beber álcool, faça isso com moderação. O risco de vários tipos de câncer - incluindo câncer de mama, cólon, pulmão, rim e fígado - aumenta com a quantidade de álcool que você bebê e com o tempo que você está bebendo regularmente.

Modere nas carnes processadas. Em relatório da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer, a agência de câncer da Organização Mundial da Saúde concluiu que comer grandes quantidades de carne processada pode aumentar ligeiramente o risco de certos tipos de câncer.

Além disso, as mulheres que comem uma dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva extra-virgem e nozes mistas podem ter um risco reduzido de câncer de mama. A dieta mediterrânea se concentra principalmente em alimentos à base de plantas, como frutas e legumes, grãos integrais, legumes e nozes. As pessoas que seguem a dieta mediterrânea escolhem gorduras saudáveis, como azeite, manteiga e peixe, em vez de carne vermelha.

3. MANTER UM PESO SAUDÁVEL E PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA
A manutenção de um peso saudável pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, próstata, pulmão, cólon e rim.

A atividade física também é importante. Além de ajudar você a controlar seu peso, a atividade física por conta própria pode reduzir o risco de câncer de mama e câncer de cólon.

Adultos que participam de qualquer atividade física ganham alguns benefícios para a saúde. Mas para benefícios substanciais à saúde, esforce-se para obter pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos por semana de atividade física aeróbica vigorosa. Você também pode fazer uma combinação de atividade moderada e vigorosa. Como meta geral, inclua pelo menos 30 minutos de atividade física em sua rotina diária - e se você puder fazer mais, melhor ainda.

4. PROTEJA-SE DO SOL
O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer - e um dos mais evitáveis. Pratique estas dicas:

Evite o sol do meio dia. Fique longe do sol entre as 10:00 e as 16:00, quando os raios do sol são mais fortes.

Fique na sombra. Quando estiver ao ar livre, fique na sombra o máximo possível. Óculos de sol e chapéu de abas largas ajudam também.

Cubra as áreas expostas. Use roupas apertadas e soltas que cubram o máximo possível de sua pele. Opte por cores brilhantes ou escuras, que refletem mais radiação ultravioleta do que cores pastéis ou de tonalidade branca.

Não economize em protetor solar. Use quantidades generosas de protetor solar quando estiver ao ar livre e reaplique com frequência.
Evite camas de bronzeamento e lâmpadas solares. Estes são tão prejudiciais quanto a luz solar natural.

5. VACINE-SE
A prevenção do câncer inclui proteção contra certas infecções virais. Converse com seu médico sobre vacinação contra:
 
Hepatite B. A hepatite B pode aumentar o risco de desenvolver câncer de fígado. A vacina contra hepatite B é recomendada para certos adultos de alto risco - como adultos sexualmente ativos, mas não em um relacionamento monogâmico, pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, usuários de drogas intravenosas, homens que fazem sexo com homens e pessoas que trabalham na assistência médica que possam estar expostos a sangue ou fluidos corporais infectados.

Papilomavírus humano (HPV). O HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode levar ao câncer do colo do útero e outros genitais, bem como câncer de células escamosas da cabeça e do pescoço. A vacina contra o HPV é recomendada para meninas e meninos com idades entre 11 e 12 anos. Ela também está disponível para homens e mulheres com 26 anos ou menos que não tenham tomado a vacina enquanto adolescentes.

6. EVITE COMPORTAMENTOS DE RISCO
Outra tática eficaz de prevenção do câncer é evitar comportamentos de risco que podem levar a infecções que, por sua vez possam aumentar o risco de câncer. Por exemplo:

Pratique sexo seguro. Limite o seu número de parceiros sexuais e use preservativo quando fizer sexo. Quanto mais parceiros sexuais você tiver em sua vida, maior a probabilidade de contrair uma infecção sexualmente transmissível - como HIV ou HPV. As pessoas que têm HIV ou AIDS têm um risco maior de câncer do ânus, fígado e pulmão. O HPV é mais frequentemente associado ao câncer do colo do útero, mas também pode aumentar o risco de câncer do ânus, pênis, garganta, vulva e vagina.

Não compartilhe agulhas. Compartilhar agulhas com um usuário infectado pode levar ao HIV, assim como hepatite B e hepatite C - o que pode aumentar o risco de câncer no fígado. Se você está preocupado com abuso de drogas ou dependência, procure ajuda profissional.

7. EVITE COMPORTAMENTOS DE RISCO
Auto-exames regulares e exames para vários tipos de câncer - como câncer de pele, cólon, colo do útero e mama - podem aumentar suas chances de descobrir o câncer precocemente, quando o tratamento é mais provável de ser bem-sucedido. Pergunte ao seu médico sobre o melhor programa de rastreio do câncer para você.

Tenha a prevenção do câncer em suas próprias mãos a partir de hoje. As recompensas durarão a vida toda.


Desenvolvido por Pocket Dev